Músicos da banda marcial Santa Maria, que é mantida pela Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, participarão neste sábado (18), a partir das 14h, de um workshop com integrantes da banda FACMOL, de Pereira Barreto.
No workshop, os músicos terão formação e capacitação em flautas transversais, flauta píccolo, clarinetes, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trompa frontal em fa, trompetes, trompete píccolo, flughel horn, trombone tenor, euphonium, tuba e percussão, ministrados por professores e monitores da FACMOL.
Nele, serão abordados temas como iniciação, manuseio, manutenção e metodologia de estudo, emissão de som, respiração, aquecimento, postura e técnica.
Além de músicos de Selvíria, também participarão do workshop integrantes de bandas das cidades de Paraíso das Águas, Camapuã, Aparecida do Taboado, Aporé e Inocência.
Show
Logo após o workshop, a FACMOL apresentará na escola Joaquim Camargo, no Bairro Véstia, o show “Soprando Raízes”, que é um tributo à música caipira e sertaneja. A entrada será gratuita.
O espetáculo Soprando Raízes apresenta peças significativas do cancioneiro sertanejo e caipira tradicional e moderno, na perspectiva da música instrumental. Como parte da apresentação, integrantes da FACMOL também dançam a catira, promovendo um espetáculo onde a cultura popular brasileira é referenciada e exaltada.
A regência do espetáculo, assinada pelo Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, propõe o diálogo entre o peso sonoro dos metais, madeiras e percussão e os elementos melódicos da música caipira.
Por: ASSECOM